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IV Simpósio

IV Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia

Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 15h09 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 23h24 | Acessos: 694

Evento Organizado pelo GELAFOL 

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O IV Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia acontece de 9 a 11 de novembro em Belém do Pará. Organizado pelo Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (GELAFOL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento tem os seguintes objetivos:

- Construir um espaço de reflexão e debate em torno da Literatura Infantojuvenil produzida na Região Amazônica, em especial, no Estado do Pará;
- Repensar o processo de formação de leitor no âmbito educacional que envolve a construção de uma identidade cultural;
- Promover uma reflexão que articule a produção literária local e a sala de aula do Ensino Básico;
- Ampliar a rede de pesquisa em leitura e em literatura infantojuvenil na região.
- Discutir estratégias de formação de leitores entre crianças e jovens na sociedade contemporânea;
- Confrontar experiências realizadas em diferentes contextos socioculturais que envolvam a leitura, o livro e a literatura infantojuvenil;
- Discutir os programas governamentais que envolvem a leitura e seus suportes metodológicos.

Através dos diálogos, o Simpósio se tornou um espaço de captação de demandas trazidas pelos educadores que vivenciam diretamente o chão das escolas com suas mais problemáticas situações e conflitos. Foi pensando em dar vasão a essas demandas que esse ano, na 4º edição do evento, buscou-se criar os Grupos de Estudos para que juntos possamos pensar em soluções e implementar propostas para a questão da (falta) de leitura nas escolas públicas do Pará.

A princípio, faz-se necessário uma aproximação com o poder público, trazendo para o debate os representantes da Secretaria de Educação de Estado para que possam participar das discussões. No segundo momento, seria a construção de um documento com propostas de ações efetivas para que a leitura possa se tornar o objetivo principal do sistema educacional em nosso Estado.

A leitura literária tem se mostrado a melhor forma de alcançar o leitor em potencial. A promoção de práticas de leitura entre crianças e jovens no espaço escolar abre as possibilidades para um processo formador baseado no incentivo à imaginação e à criatividade dos alunos. As pesquisas feitas pelo GELAFOL vêm confirmando o que os teóricos da “identidade cultural” já adiantam: a leitura é peça fundamental para a formação de uma identidade autônoma e autocrítica.

 

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